Em resposta aos inúmeros pedidos e e-mails que temos recebido diariamente sobre a codificação Nagra 4 e em respeito aos nossos leitores que tem nos seguido e indicado durante os nossos quatro anos de atividade,
- Temos consultado todas as semanas as nossas principais fontes em algumas empresas que trabalham diretamente com telecomunicação via satélite e que tem acesso a manutenção e mudanças que ocorrem em alguns dos satélites que mais interessam ao público brasileiro.
- Infelizmente, até o momento, a melhor informação que conseguimos obter foi a de que testes com a codificação Nagra 4 estão sendo feitas no satélite Amazonas 3 e que este começara a operar comercialmente a partir de abril.
- A expectativa que se tem é que ao entrar em operação o satélite Amazonas 3, as transmissões para as operadoras de tv por assinatura Vivo TV, Oi TV e Movistar continuem em Nagra 3.
- O Amazonas 3 também deverá carregar os canais da Movistar, que hoje estão também no satélite Amazonas 1 codificados em Conax.
- A Vivo TV também tem um transponder no satélite Amazonas 2 e a Movistar tem quatro transponders neste satélite, que ainda continuará ativo.
- Alguns transponders da Oi TV são compartilhados com os da Vivo TV, ou seja, para onde uma operadora caminhar em relação à codificação Nagra 3 ou Nagra 4, a outra operadora também tem que ir.
- A codificação Nagra 4 além de fazer a troca de chaves com maior frequência, ainda tem um tipo de confirmação de criptografia dinâmica que valida o cartão que está no receptor com as chaves enviadas pela operadora, o que faz multiplica exponencialmente a necessidade de processamento destas informações, ou seja, é bem exigente esta codificação.
Vamos então fazer certas conjecturas do que esta mudança de satélite pode trazer.
- O satélite Amazonas 3 vem com uma nova geração de tecnologia de transmissão de dados, com melhor processamento de dados e preparado até mesmo para um maior fluxo de transmissão de dados através de nove transponders de banda Ka.
- Possivelmente será retirado também do Amazonas 2 as transmissões de pacotes da Vivo TV, pois o Amazonas 3 está preparado para receber todos os transponders da operadora.
- Com a renovação de tecnologia do Amazonas 3 o satélite já está pronto para operar em Nagra 4 assim que as operadoras necessitarem, no entanto, não há informações sobre se os receptores da Vivo TV e Oi TV estão preparados para suportar a codificação Nagra 4.
- A Oi TV começou suas operações com receptores de muito baixa qualidade, então é de se esperar que estes receptores não consigam trabalhar com a codificação Nagra 4 a contento e esta previsão de mudança para um codificação mais forte não foi feita no início das operações da Oi TV.
- Os novos receptores HD da Oi TV e também os receptores HD da Vivo TV estão preparados para Nagra 4, e assim como ocorreu com a mudança de codificação anterior, que implementou o Nagra 3, os pacotes premium destas operadoras serão os primeiros a serem migrados para Nagra 4.
- Por isto a mudança de codificação de Nagra 3 para Nagra 4 não deverá provocar um apagão nos receptores piratas da noite para o dia, mas quando iniciar esta mudança pode ser questão de pouco mais de dois meses para que ela se complete.
- Apesar de nem todos receptores piratas estarem prontos para trabalhar com a codificação Nagra 4, ou seja, provavelmente a função Twin Tuner SKS integrada em muitos destes receptores acabar morrendo, já temos notícias de que novas técnicas poderão ainda aproveitar estes mesmos receptores, comprando-se um novo tipo de dongle que só deve se apresentar ao mercado em momento oportuno.
- Estamos investigando como trabalha estes dongles para trazermos para vocês uma informação mais consistente, mas pelo que ficamos sabendo por enquanto, é uma solução até simples e bastante engenhosa.
- É isto, uma eterna luta de gato e rato no mercado de tv por assinatura via satélite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário